8/21/2007

Criatividade a cair do céu?

Nem por isso. De facto, as ideias não caem do céu e em cada momento nem sempre nos surgem ideias novas para cada situação: é o resultado de muito treino e formação e assim, a concretizar este período de aprendizagem, ao fim de algum tempo, a criatividade pode passar a ser um dom "adquirido". A criatividade tem muito a ver com repertório, é também método, processo, controle e resultado.

Viajar para lugares diferentes, experimentar uma nova culinária, diversificar a leitura, conhecer outras pessoas, contactar culturas multi-facetadas, fazer outro caminho para o trabalho, fugir à rotina pesada de responsabilidades, tudo isto facilita outra intuição e percepção da realidade que nos rodeia, prova que o cérebro se pode preparar para boas ideias ou adequar soluções para situações diferenciadas.

Ficar satisfeito com a primeira resposta certa diante de uma situação que exige uma solução é o maior contratempo para a criatividade e a inovação.

Passamos a maior parte da nossa vida sem nos provocarmos, sem nos surpreendermos ou sem procurar surpreender clientes, patrões, comunidade ou pessoas de nosso convívio", e estes são muitos dos factores de bloqueio à criatividade e à inovação.

Neste sentido, é merecedor de atenção a carta das 8 leis de criatividade e do pensamento criativo de Alain Blank.

Sem comentários:

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage

subscrever por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

SEO websites conteúdos internet

SEO websites conteúdos internet
SEO websites conteúdos internet

SEO | conteúdos's Fan Box

Exclusivity

web advertising