Coatching Está na moda. E a moda impera quando se olha para a crista da onda e se quer navegar por cima dela sem submergir. Ultimamente, a moda é convidar os treinadores de modalidades desportivas para dar uma palestra de uma hora ou duas sobre motivação ou estratégia, designadamente aquelas onde Portugal obtém maiores sucessos ou se realça na ribalta internacional como o Futebol, o Râguebi, a Vela: Scolari, José Mourinho, entre outros. E fazem-se pagar por isso, claro, a peso de ouro pois o seu tempo é precioso e é preciso gerir a sua imagem de marca, enquanto dura. O coatching resume-se a um acompanhamento individual e/ou de uma equipa de forma continuada, cujos objectivos se orientam para a obtenção de resultados de uma forma eficiente e eficaz, ao nível pessoal, ao nível departamental e empresarial. Entre tantas outras, os modelos americanos tem-se sobreposto no nosso mercado, com uma panóplia de receitas enlatadas, cujo aspecto mais positivo se impõe pela verificação cega dos check list ou to do list para a obtenção de resultados. Na maior parte das vezes também, apresentam-se para fazer o diagnóstico da empresa de uma forma gratuita, a "abrir as portas" através das necessidades detectadas, bem como da carteira de clientes e fornecedores. Falha, aqui e ali, na apresentação de soluções adaptadas à realidade do nosso mercado e com mais valias de acréscimo de serviços e raiando a falta de ética e sigilo profissional, no aproveitamento das bases de dados dos seus clientes para "saltar" ou melhor, assaltar outros clientes.. Mais do que um pilling ou de um face lift, o coatching visa a motivação, o apoio na reflexão estratégica e o acompanhamento das equipas de trabalho empresarial, funcional e pessoal, sendo fundamental a força de vontade para a mudança e o esforço pessoal de querer mudar e empenhar-se no cumprimento dos objectivos: de nada serve preparar-se para correr os 100 metros barreiras e depois falhar a partida porque se esqueceu das sapatilhas adequadas! Aprender a reaprender é o lema fundamental na top4events para a experiência positiva de coatching, que passa muitas vezes por alterar todo um conjunto de situações adversas à evolução do negócio.
6/20/2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário